ARTIGO: GÉSSICA FRAGA
(nutricionista)

Futuro papai, já pensou na qualidade do espermatozoide que irá fecundar o óvulo saudável de sua companheira?

Sim, o espermatozoide tem “saúde”, vamos ajudar esta gestação a ser saudável desde a concepção?  O espermatozoide é composto por duas partes: acrossoma e núcleo (cabeça e cauda), e revestido por uma camada de glicoproteína (carboidratos e proteínas), para que ele se locomova há um grande gasto de energia de um nutriente essencial: CoeQ10, calma…você já produz, porém o sedentarismo combinado com o consumo de alimentos gordurosos e calóricos faz com que você gaste esse nutriente para combater outros processos inflamatórios causados por estes hábitos. E neste momento, há perca de mobilidade ou ainda depleção da carga de informações que ele carrega, não conseguindo assim alcançar o óvulo ou ainda, alcançando porém incompleto de informações.

De acordo com o Journal Reprodução e Climatério, no Brasil cerca de 60% dos casos de infertilidade estão relacionados à capacidade masculina de produzir bons espermatozoides.

Quer ter um espermatozoide cheio de energia e livre de radicais livres aposte em consumir 03-04 porções de frutas, verduras e legumes durante o dia (prefira os orgânicos ou pelo menos os da estação), hidrate-se bem (mínimo de 2L por dia) e pratique exercícios físicos (30 minutos todos os dias).

Não se esqueça que o espermatozoide é 50% da carga genética e nutricional do seu tão esperado filho, e quando falamos em filhos….queremos dar o nosso melhor não é mesmo?

 

 

Compartilhar